Aprendendo com os Pais

Entenda por que a referência paterna é tão importante para a molecada!

 

Tal pai, tal filho

Quantas vezes você observou seu filho e se surpreendeu com a fiel representação daquilo que, sem perceber, costuma fazer? A maneira de falar, expressões e gestos são repetidos pelos pequenos, como se fossem a versão em miniatura de seus pais.

“Desde cedo, a criança percebe que é menina ou menino e gosta de saber que há mais alguém em casa dessa mesma ´turma´. A partir dessa identificação, ela passa a representar as responsabilidades e as obrigações do adulto em questão por meio das brincadeiras”, explica a psicóloga Marisa de Abreu. “Criamos nossa identidade observando o ambiente ao redor. Nosso aprendizado se dá mediante a repetição dos comportamentos observados”, completa.

Cada fase, um cuidado

Os primeiros anos de vida são fundamentais, pois é durante essa fase que a criança observa e reproduz as atitudes dos pais. Porém, com a chegada da adolescência, essas “cópias fiéis” deixam de existir, e o jovem encontra sua própria maneira de ser e de agir. “Por isso, a menina que imita a vaidade da mãe na infância pode se tornar uma adolescente despojada”, conta Marisa. Mas lembre-se de que os valores recebidos estão registrados e servem de referência para seu comportamento durante toda a vida: “Quando o filho se torna um adulto, inicia-se o processo de troca, ou seja, tanto recebe quanto passa informações aos pais”.

Dê um bom exemplo sempre

Como os pequenos copiam o que veem, é importante ficar atento. “O pai machista, por exemplo, transmite à criança a mensagem de que é esta a postura que um homem deve ter”, exemplifica Marisa. Para criar filhos felizes, educados e realizados, aproveite todas as oportunidades para demonstrar como é bacana ter bons modos e ser gentil, respeitando o próximo e sendo um bom amigo nas mais diferentes situações.

Por: Unilever Vital, 03.10.2011http://www.portalvital.com/blog/sua-vida/tal-pai-tal-filho

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


%d blogueiros gostam disto: